Catequese 01/05/2010

7 05 2010

A glória do amor é amar

Esta semana, quinta da Páscoa, a nossa catequese teve a presença de alguns pais, que foram convidados para, juntos, prepararmos a nossa Festa do Envio.

Iniciamos com uma oração que nos transportou para as nossas vivências familiares e cada um fez a sua reflexão pessoal e a sua oração ao Pai, sempre presente, sempre ao nosso lado, como também nos recordava esta oração:

Porque Eu, o Senhor, sou o teu Deus…

Visto que és precioso aos meus olhos,

Que te estimo e te amo…

Não tenhas medo, que eu estou contigo. (Cf Is 43,1-5)

De seguida, o Jorge e o Nuno Valente levaram-nos a reflectir um pouco acerca da importância da Eucaristia, com a apresentação que nos prepararam, que nos interpelava a despirmo-nos de ideias feitas e preconceitos e a percebermos que este sacramento nos faz viver, sempre, algo de novo, que podemos trazer para a nossa vida, transformando-a.

Partirmos o pão
uns para os outros,
partilharmos uns com os outros,
ouvirmo-nos uns aos outros,
aproximarmo-nos uns dos outros,
darmos as mãos,
abraçarmo-nos mutuamente:
fazermos o que Ele nos fez.

O sacramento da Eucaristia é o centro e o coração de toda a liturgia da Igreja de Jesus Cristo. Pois é nela que se cumpre – dia após dia, em toda a terra – a missão confiada aos apóstolos por Jesus, na vigília da sua Paixão. Ele disse-lhes: “Fazei isto em memória de Mim”. Por isso, a nossa celebração está fundada no memorial da última Ceia de Jesus.

A preparação da nossa festa começou com um Brainstorming, a partir da frase Vai, o mundo precisa de ti…, que nos levou à seguinte reflexão:

Vai…

O Mundo precisa de ti, em missão

O Mundo precisa que outros te sigam

O Mundo precisa que vás ao encontro do próximo

O Mundo precisa que o cuides

O Mundo precisa que anuncies quem  te chamou

 

Vai…

Leva o teu Ser

Leva o teu sorriso

Leva a expressão de todo o teu Amor

Leva a Palavra…

Há nos olhos do Outro uma promessa

Sê, hoje, o presente

Que o futuro aguarda!

 

Vai…

Lança-te à Vida

Não tenhas medo!

Expressa-te do jeito que és….

És único no modo como o fazes.

Tem confiança,

Pois

Não estás sozinho!

Porque Deus é Amor

Aproxima -se dos que ama,

Quer estar com eles,

Chama por eles….

 

Vai…O Mundo Precisa de ti…

Falamos, ainda, sobre os símbolos escolhidos e o seu significado, para nós, para esta Festa do Envio:

Cajado: simboliza a caminhada na Fé, que se iniciou com o Baptismo e que continuará, com a preparação para o Crisma. Por vezes, esta caminhada pode ser dura, pois o mundo, fora da Igreja, mostra-se muito apelativo, daí a necessidade do cajado para nos apoiarmos. O nosso próprio blog é um apelo – Caminha Connosco -, porque nós temos vontade de caminhar, por isso é que estamos aqui.

Sal e Luz: para percebermos melhor o significado destes símbolos, reflectimos um pouco acerca de uma passagem bíblica – Mt 5, 13-16.

  • Sal: serve para purificar, conservar e, sobretudo, a característica que mais nos interessa, para temperar. Assim, nós, cristãos, somos tempero, que torna mais saborosas e agradáveis as relações entre as pessoas.
  • Luz: serve para aquecer e, acima de tudo, o mais importante para nós, para iluminar. Sem luz, não vemos, a natureza não se desenvolve, deixa de haver vida. Por isso, nós, cristãos, além de sabor, somos luz, para vermos os outros e para que as pessoas se vejam umas às outras.
  • Jesus diz sois e não deveis ser, ou seja, se não formos assim, não somos cristãos: quem é invadido pelo amor de Deus, não pode deixar de O manifestar na sua Vida, caso contrário, é como o sal que perde o sabor e fica sem serventia e a luz que fica escondida e já não ilumina nada.

Depois de acertarmos algumas questões práticas e de escutarmos a história de uma mãe que perdeu o seu único filho e se tornou mãe de todas as crianças desprotegidas, os adolescentes entregaram às mães/ pais uma surpresa que tinham preparado, antes da catequese, pois não podíamos esquecer o Dia da Mãe.


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: