Catequese 24/04/2010

29 04 2010

O amor é vocação

Estamos, já, na quarta semana da Páscoa e, mais uma vez, somos chamados a reflectir acerca da forma como queremos orientar a nossa vida, dos nossos projectos…

Mas a Vocação não é só uma coisa exclusiva de Padres e Freiras. Decidir a própria vida por Jesus é ter a certeza que temos um caminho de uma profunda realização humana, porque somos escolhidos para uma vida total. Seja ela qual for.
Um padre terá de rezar, um pai de família terá de educar os seus filhos, uma namorada terá de cuidar o namorado, o amigo terá de amparar o amigo. No fundo, cada homem e mulher tem a Vocação para Amar. E esta não nasce de coisas incompletas, nasce do mais divino que temos em nós. Uma vez dito o Sim, porque a Jesus só vale a pena dizer sim, a vida tem um sentido cada vez mais pleno, mais cuidado, como a coisa mais preciosa, dia-a-dia.
(Pe. Valério)

Ficamos, também, a perceber um pouco melhor em que consiste o sacramento da Confirmação, depois da apresentação da Margarida, da Fátima e da Fabiana, e mais conscientes da nossa obrigação, a partir da celebração desse sacramento, de anunciarmos Jesus aos outros, pois somos nós que assumimos, então, a nossa Fé.

A Confirmação completa a graça baptismal; ela é o sacramento que dá o Espírito Santo, para nos enraizar mais profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais solidamente em Cristo, tornar mais firme o laço que nos prende à Igreja, associar-nos mais à sua missão e ajudar-nos a dar testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhada de obras. (Catecismo da Igreja Católica 1316).

Finalmente, a propósito de estarmos a celebrar o Domingo do Bom Pastor, aceitamos como compromisso, para esta semana, começarmos a concretizar os nossos projectos de vida:

– Como distingo a “voz” de Jesus, o nosso Pastor, de outros apelos, de propostas enganadoras, de “cantos de sereia” que não conduzem à vida plena?

A partir desta questão, começar a redigir um projecto de vida, o meu projecto de vida, baseado nas minhas aptidões e dons, mas também na proposta de vida de Jesus: o amor é vocação.


Ações

Information

Deixe um comentário