Catequese 17/04/2010

24 04 2010

O amor é um desafio

Esta semana, terceira da Páscoa, iniciamos mais cedo este tempo de catequese. Um convite (surpresa) nos foi sugerido pelas catequistas do 9ºano. Rever, um caminho partilhado, sentido, percorrido e revelado – A Via-sacra.

Apreendemos a mensagem do pequeno vídeo, com todos os nossos sentidos. No entanto, a mesma alcançou mais profundidade com as palavras proferidas pelo Pe. Artur. Ouvi-lo, fez-nos sentir o dom da vida de pastor: aprende, ensina, semeia, cultiva, colhe, oferece, abençoa e agradece.

 Já na nossa sala e, em pequenos grupos, fomos retirando de uma caixa e lendo orações recolhidas sobre as Obras de Misericórdia. Interiorizando cada uma delas, procurávamos descobrir qual a obra de misericórdia a que cada oração apelava.

Aprofundámos, de seguida, um sacramento: o do Baptismo. Para isso, contámos com a apresentação preparada pelo Nuno Pinho e pelo Marcelo, durante esta semana.

 O Baptismo é o nascimento. Como a criança que nasce depende dos pais para viver, também nós dependemos da vida que Deus nos oferece. No Baptismo, a Igreja reunida celebra essa experiência de sermos dependentes, filhos de Deus. Pelo Baptismo, participamos da vida de Cristo. Jesus Cristo é o grande sinal de que Deus cuida de nós.

Assistimos, então, a uma breve encenação do sacramento do baptismo na Eucaristia, onde todo o grupo foi elemento participante.

Terminamos a catequese com uma tarefa, reflectir durante a semana sobre o Evangelho:

Tendo por base a leitura do Evangelho segundo São Lucas 21, 1-19, verificamos que, tal como Pedro, homens e mulheres souberam e sabem, ainda hoje, que as suas vidas têm valor e sentido, na medida em que toda a sua atitude, comportamento e Ser procuram ser uma resposta a estas perguntas:

 “Tu amas?”

 “Tu amas-me?”

 Que respondes tu, que estás unido à pessoa e missão de Jesus?


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: