Catequese 20-02-2010

28 02 2010

Uma relação de filho e irmãos a ser recuperada

Neste sábado, 1º da Quaresma, a nossa catequese foi de reflexão/ meditação. Através da oração, escuta e partilha, preparamos o nosso coração para este tempo, em que somos especialmente convidados à conversão.

Há pessoas que duvidam da existência de Deus ou, mais simplesmente, a negam. Talvez as tentemos convencer de que Deus existe e talvez não o consigamos. Porque não o conseguimos? Porque de facto Deus não existe ou porque não sabemos demonstrar a sua existência? É preciso dizer ao mundo que Deus existe, mas não tanto com argumentos como com obras. É preciso apresentar um Deus vivo e vivificante, ou seja, tal como Ele é.

 Em tudo quanto tocamos, ponhamos a marca de Deus; em tudo o que dissermos, deixemos transparecer Deus; em tudo o que fizermos, vivamos Deus. Bem depressa os outros verão esses sinais de Deus, ouvirão a voz de Deus, sentirão a presença de Deus. E já não serão precisos argumentos; assim como a criança não precisa de argumentos para amar a mãe, também o homem não precisará deles nem para crer em Deus nem para o amar.

(MILAGRO, Alfonso – Os cinco minutos de Deus. Cucujães: Editorial Missões, 2005)

Ser Igreja é um dom de Deus, confiado no Baptismo, mas também é resposta nossa a esse mesmo dom de Deus. Uma das respostas mais características a esse dom de Deus é a de fazer e viver a comunhão com Cristo e, consequentemente, com a sua Igreja.

Assim, Deus tem um projecto para nós: formarmos uma só família, vivendo no seio duma comunidade cristã e comprometendo-nos a construir, cada dia, a comunhão com Deus e uns com os outros.

O desafio desta Quaresma é aprofundarmos a nossa relação com Deus e levá-lo aos outros, aos que mais necessitam, sabendo das dificuldades que teremos que enfrentar e dos obstáculos que é necessário transpor. Temos Jesus como modelo de como somos amados por Deus e do amor que devemos uns aos outros. O que vou mudar na minha vida, para conseguir estar mais disponível para os outros – família, amigos e todas as pessoas que necessitam da minha ajuda?


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: